Newsletter

Dias úteis (08h30 - 20h30)
    • Especialidades e Valências
      • Exames e Tratamentos – MCDT’s
    • Novidades
      Newsletters
Consulta da Dor Crónica

Na Unidade: Baía de Cascais.

 

Este tipo de consulta tem como objectivo identificar a causa da dor, controlá-la e avaliar o impacto que pode causar na integridade do indivíduo.

 

O que envolve a Consulta da Dor Crónica?

 

• Dor atípica

• Dor Crónica

• Dores de Cabeça

• Fibromialgia

• Lombalgias

• Nevralgias

 

Consulta Medicina da Dor: “Reflexões sobre a Dor Crónica

 

A presença de dor constitui umas das causas mais frequentes na actividade assistencial dos médicos. Minimizar a dor e o sofrimento humano deverá ser o objectivo de todos os clínicos. Existem numerosas evidências de que a dor se trata ainda hoje de forma insuficiente. De acordo com as conclusões apresentadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), 50% dos doentes oncológicos (cancro) que sofrem de dor relacionada com a doença não a têm devidamente controlada.
O reconhecimento de dor crónica, como doença, durante o último quarto do século passado, veio alterar profundamente a sua abordagem, quer em termos de diagnóstico, quer de tratamento. Para além de experiência clínica acumulada, a intensa investigação básica e a sua translação clínica e terapêutica, o aparecimento de novos fármacos e formas de administração, bem como a alteração de mentalidades e políticas, transformaram esta área médica numa competência e, como tal, sujeita a diagnósticos específicos e modalidades terapêuticas especiais
 
Alguns dados epidemiológicos de dor em Portugal são conhecidos:
· Cerca de 1.5 milhões de portugueses têm dor moderada a intensa.
· Mais de 2 milhões de portugueses afirmam que a dor interfere com as actividades diárias.
· Cerca de 1 milhão de portugueses afirma não sentir prazer em viver devido à dor.
Em Portugal estima-se que cerca de 30% da população sofre de dor crónica. Poder-se-á assim concluir que a dor crónica é, de facto, um problema de saúde pública.
 
A dor pode ser classificada segundo diferentes parâmetros, sendo um dos quais o tempo de duração, assim:
· Dor aguda é definida como dor de curta duração e/ou com uma causa fácil de identificar. É geralmente um alerta caracterizando-se por ser rápida e incisiva, seguida de dor mais ligeira. Os analgésicos controlam quase sempre este tipo de dor.
· Dor crónica é geralmente definida como uma dor superior a três meses ou que tem duração para além do considerado normal para a cicatrização ou ainda que dure para além da razão que a provocou. O tratamento da dor crónica é mais difícil e complexo do que o tratamento da dor aguda, exigindo uma avaliação frequente pelo especialista e, por vezes, multidisciplinar.
 
A dor crónica é causa de morbilidade, absentismo ao trabalho e incapacidade temporária ou permanente, provocando um elevado custo aos sistemas de saúde e com grande impacto na qualidade de vida do doente e das famílias.
A equipa de técnicos de saúde de uma consulta de Medicina de Dor Crónica, para além de se reger sempre por uma praxis e ética assistencial, deverá também e, principalmente na presença de dor crónica de etiologia oncológica, ter em consideração os princípios fundamentais da dignidade humana.

 

 

Especialistas:
Clínica Baía de Cascais - T. 219236382:
Dra. Marta Fernandes - Cédula: 28589, emitida por: Ordem dos Médicos

Notícias


2018-12-18
MASTERCLASS EM CIRURGIA ORTOGNÁTICA, pelo Dr. Matos da Fonseca
Cirurgiões de Maxilo-Facial e Plástica Componente prática a realizar na nossa Unidade de Cirurgia do Ambulatório (UCA) da CLÍNICA DA BELOURA, n...

saber mais

Notícias


2018-11-07
A Clínica Parque do Estoril, tem nova médica de Angiologia e Cirurgia Vascular
A médica de Angiologia e Cirurgia Vascular, Dra. Viviana M. Manuel, passou a fazer parte do corpo clínico da Cordeiro Saúde, realizando consultas n...

saber mais

Notícias


2018-07-06
A Clínica Parque do Estoril, reforça a especialidade de Endocrinologia e Nutrição.
A médica de Endocrinologia e Nutrição, Dra. Joana Simões Pereira, passou a fazer parte do corpo clínico da Cordeiro Saúde, realizando consultas na ...

saber mais

Notícias


2018-06-11
A Clínica Baía de Cascais, disponibiliza serviços Medicina Tradicional Chinesa, com a entrada da Dra. Sofia Candeias de Matos.
  A Terapias não Convencionais, têm mais uma oferta de serviços na unidade Clínica Baía de Cascais, da Cordeiro Saúde, em Cascais, pela Dr...

saber mais

Notícias


2018-06-11
OPEN DAY – Sessão Informativa de Medicina Tradicional Chinesa, a 14 de junho, na Cordeiro Saúde – Clínica Baía de Cascais.
  Descubra os benefícios da Medicina Tradicional Chinesa para a sua saúde e bem estar, e esclareça as suas dúvidas sobre qualquer patologi...

saber mais

Alguns dos nossos Acordos

clique para ver todos

© 2018 Cordeiro Saúde - Com todos os direitos reservados.
política de privacidade e segurança | condições de utilização | sugerir site | adicionar aos favoritos | Mapa Site
 Design Binário